sexta-feira, 27 de julho de 2012

Jogos Olímpicos, o encontro do mundo todo em um só lugar!

A cidade de Londres recebe a partir desta sexta-feira, dia 27/07, a 30ª edição dos Jogos Olímpicos, a maior competição esportiva do mundo! Atletas de vários países se reunirão na capital inglesa para competir em diversas modalidades e fazer da cidade o ponto de encontro do mundo durante quase 3 semanas!

Os Jogos Olímpicos começaram a ser disputados na Grécia, na cidade de Olímpia, ainda nos anos antes de Cristo. No início a competição era mais regional, apenas alguns atletas gregos participavam, e não existiam tantas modalidades esportivas como atualmente.
Durante muitos anos a competição foi interrompida, e apenas no ano de 1896, ainda na Grécia, mas desta vez em Atenas, os jogos foram retomados e reconhecidos como os Jogos Olímpicos da Era Moderna. A partir desta edição, a cada 4 anos o evento se repete em um país diferente e é um momento de integração e confraternização entre povos de todos os cantos.


Foto do viajante do Milevo Rribeiro2012

A primeira edição das Olimpíadas fora de seu país de origem, aconteceu exatamente 4 anos após a edição de Atenas, na cidade de Paris, na França. Ainda com poucos participantes e um número ainda bem reduzido de modalidades, os jogos foram o ponto de partida para o crescimento do evento, em todos os sentidos.

Ao longo das 29 edições que aconteceram até 2008, países do mundo inteiro receberam as Olimpíadas, e puderam viver dias de total mistura de culturas e origens. Além da realização dos jogos, uma série de mudanças acontece no local onde a competição é sediada. São mudanças para melhorias no transporte, novas construções e muito investimento no crescimento das cidades. É o legado que as Olimpíadas deixam de herança aos moradores e visitantes.

A própria cidade de Paris voltaria a sediar os Jogos Olímpicos em 1924, desta vez com uma estrutura muito melhor para receber o evento, e à medida que as edições vão acontecendo, cada vez mais as cidades se preparam.

Foto do viajante do Milevo Fabio Matsuo

Em 1928, quatro anos depois da segunda edição de Paris, a sede foi Amsterdã, na Holanda, um lugar muito bem estruturado e organizado para receber qualquer tipo de evento. Quem já esteve lá sabe bem o quanto a cidade é fantástica e bem planejada.
Foto do viajante do Milevo Marcel Marques

Depois da Holanda, os Jogos Olímpicos atravessaram o Atlântico, e a edição de 1932 aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos. Por ser a primeira vez que a competição acontecia longe da Europa, havia bastante expectativa em saber como seria organizada, e a cidade correspondeu bem ao esperado. A cidade que é uma das principais do país, sempre teve uma excelente estrutura. Se você já foi para Los Angeles, fale para nós sobre o que conheceu na cidade!

Os Jogos ainda aconteceram em 1936 em Berlim, e depois, em virtude da Segunda Guerra Mundial, foram suspensos nos anos de 1940 e 1944, retornando apenas em 1948, pela primeira vez na cidade de Londres.

Depois de passar por Helsinque e Melbourne, a cidade de Roma foi escolhida como sede da competição em 1960. Havia uma expectativa grande na realização dos jogos, pois a cidade italiana estava envolvida com a guerra há poucos anos, e tinha passado por muitas mudanças. E, mais uma vez, tudo ocorreu dentro do esperado, sendo que nesta edição, foi superado o recorde de países participantes até então, com 83 nações presentes.

Roma é uma das mais belas cidades da Itália, e quem já visitou esta capital, sabe de seus encantos e de sua funcionalidade.

Foto do viajante do Milevo JuzoMignani

Ao longo dos anos as Olimpíadas passaram por muitas cidades e continentes. Passando, por exemplo, por Tóquio, Cidade do México e até Moscou. E a cada edição com mais países participantes, e novas modalidades. Além, é claro, de cada vez mais as cidades se prepararem e se estruturarem para receber os competidores e viajantes.


A participação do Brasil também foi sendo cada vez mais significativa na competição. Uma edição que marcou bastante, foi a de 1992, em Barcelona. Foi lá que conquistamos pela primeira vez a medalha de ouro no vôlei masculino. A cidade ficou marcada na história do esporte brasileiro e é uma das mais bonitas e organizadas da Espanha.

Foto da viajante do Milevo Karina Tostes

E depois de tantas edições, tantas histórias e viagens por todos os cantos do mundo, após a edição deste ano em Londres, a maior competição esportiva do planeta chegará ao Brasil! E o Rio de Janeiro será a cidade responsável por receber, e organizar o evento que com certeza marcará para sempre a história do esporte no país, e deixará uma série de melhorias para os moradores e para o turismo na cidade.

Foto do viajante do Milevo Carlos

Conhecer as cidades onde acontecem os Jogos é sempre fascinante, seja durante, ou mesmo fora do período de competição, pois é possível perceber o quanto o evento representou e trouxe novidades e mudanças para o lugar!


Você já visitou alguma cidade que já sediou as Olimpíadas? O que achou do destino? Conte suas dicas!

Já foi para Amsterdã? O que achou da cidade, fale sobre os lugares que visitou e dê dicas para quem pretende conhecer a capital holandesa!

Conhece Roma? Conte suas experiências e compartilhe suas dicas sobre o que fazer por lá!

Se você já foi para Barcelona, conte sobre as suas experiências na cidade que marcou a história do nosso vôlei!

Conte para nós as suas experiências na cidade maravilhosa, e dê dicas para quem pretende conhecê-la!


Aproveite as ofertas de passagens aereas do Submarino Viagens e conheça estas e outras cidades no mundo todo!

Quer ver outras dicas de viagens?

Então entre no Milevo (http://www.milevo.com.br/), compare preços de hotéis e passagens aéreas, veja fotos da cidade, leia dicas dos viajantes e prepare as malas!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...