Dicas para Viagem

A importância de saber algumas expressões do idioma falado em seu destino!

Quando estamos em algum lugar que não conhecemos muito bem, tudo que precisamos fazer torna-se um grande desafio. Se estiver em algum país em que a língua seja diferente da nossa, as dificuldades são ainda maiores.

Seja para pedir informações nas ruas, para escolher o prato na hora do jantar, para saber o preço dos presentes nas lojas. Tudo é mais difícil quando não sabemos falar o idioma local.

Alguns países de línguas parecidas com o português, aquelas que são derivadas do latim, como espanhol, francês e italiano, geralmente tem algumas palavras ou expressões bastante parecidas com as que usamos. Mas muitas vezes palavras e termos parecidos na forma de falar, ou de escrever, não tem exatamente o mesmo significado.



Imagine só, se você for uma mulher viajando pela Espanha, e confusa com alguma informação, resolve pedir ajuda para algum morador local, se dizendo estar um pouco ”embaraçada” com a situação.

Sim, para nós é uma situação normal. Mas para os espanhóis a palavra “embarazada”, tem a mesma sonoridade, mas um significado totalmente diferente. Estar embarazada significa estar grávida!

Se com o espanhol, que é uma língua bem parecida com o português, muitas vezes não sabemos como nos expressar, imagine então quando a língua local é o japonês, o chinês, alemão, ou até mesmo o inglês!



Para não cair nessas pegadinhas e acabar piorando ainda mais as situações, o ideal quando não souber falar muito bem o idioma do país em que estiver, é ter um livro de bolso, um guia de conversação, com palavras e termos mais utilizados nas ocasiões mais freqüentes.

Desde expressões cotidianas como “Bom dia”, “Até logo”, “Como está?”, até perguntas bastante úteis como “Quanto custa?”, “Onde fica esta rua?” ou “Como faço para chegar ao Aeroporto?”, por exemplo, são termos muito importantes que estes guias ensinam.



Assim, quando surgir qualquer dúvida, de qual a palavra certa, como se pronuncia, ou o que significa alguma frase, basta consultar para entender e se sair bem em qualquer situação!

Veja algumas dicas de guias que podem ajudar bastante na sua viagem:



• Coleção “Guia de Conversação Para Viagens” (Inglês / Espanhol / Francês / Alemão / Italiano / Chinês / Japonês) – Dorling Kindersley, Ed. Publifolha;



• Coleção “Fale Tudo em Inglês/Francês/Espanhol/Italiano/Alemão”, Editora Disal;



• Coleção “Guia de Conversação” (Inglês / Espanhol / Francês / Alemão / Italiano) – Porto Editora;



• “+ Fácil para Viajar” (Espanhol / Francês), Editora Larousse;



• “Guia de Japonês para Viagem”, Editora Larousse;



Quer ver outras dicas de viagens?






Então entre no Milevo (http://www.milevo.com.br/), compare preços de hotéis e passagens aéreas, veja fotos da cidade, leia dicas dos viajantes e prepare as malas!




Como tirar ou renovar o seu passaporte?


A preparação de uma viagem é sempre um momento empolgante. Escolher os destinos, arrumar as malas, traçar roteiros e deixar tudo preparado e programado da melhor forma. 
Estas decisões são muito importantes para uma viagem inesquecível e sem surpresas desagradáveis.



Tão importante quanto a escolha de seus roteiros, é estar com a documentação em dia.
Aliás, isso é muito importante!


Afinal, se não estiver com os documentos necessários para embarcar, seja qual for o seu destino, isso pode gerar um grande desgaste, e acabar atrapalhando a sua viagem.
Quando optar por um destino internacional, tenha ainda mais cuidado com a documentação, e antes de qualquer definição, esteja sempre com o passaporte em mãos e em dia!

E você, sabe como tirar ou renovar o seu passaporte?

Vamos esclarecer o passo a passo e facilitar essa tarefa.




Onde posso solicitar ou renovar o meu passaporte?


Para a primeira emissão ou para renovar o seu passaporte, você deve procurar alguma agência dos Correios, ou agendar atendimento direto na Polícia Federal, pelo site www.dpf.gov.br ;

·         O que eu preciso levar?

Quando se apresentar em um dos postos para solicitação, você deve estar portando:

- Cédula de Identidade para os maiores de 18 anos (como RG, por exemplo), Certidão de Nascimento para menores e, caso seja mulher com estado civil diferente de solteira e não conste no RG, a Certidão de Casamento;

- Título de Eleitor e aquele comprovante da última eleição que você recebeu quando votou. Caso não tenha esse comprovante, deve solicitar uma declaração da Justiça Eleitoral de sua Zona de votação mostrando que está em dia com seus compromissos eleitorais;

- Para os homens entre 18 e 45 anos, é necessário apresentar o Certificado de Reservista. Se não tiver o seu, deve solicitar uma declaração mostrando que você está quite com a Justiça Militar;

- CPF (Certidão de Pessoa Física);

- Duas fotos 5 x 7 cm, que tenham sido tiradas há menos de 6 meses. É necessário que sejam tiradas de frente, tenham fundo branco, e não pode estar utilizando adereços como piercings ou chapéus, por exemplo;

- Deve apresentar um Formulário de Requerimento, que pode ser encontrado na internet, no próprio site da Policia Federal (ao preencher você já pode escolher o posto de atendimento que fique mais próximo);

- Duas vias do comprovante de pagamento da taxa, que é gerada após o preenchimento do Formulário de Requerimento. Esta taxa é paga obrigatoriamente no Banco do Brasil, através de uma Guia de Recolhimento da União. Para recolher esta taxa, deve apresentar o CPF de quem está solicitando o passaporte e o código da receita (conforme consta em tabela na própria guia);

- Para os naturalizados, apresentar o Certificado de Naturalização, além do comprovante de que está quite com a Justiça Militar;

- Caso não seja a primeira emissão, apresente o passaporte anterior.

·         E para menores de 18 anos?

- Autorização expressa (que pode ser emitida também no site da Polícia Federal) dos pais ou responsáveis legais;

- Na ausência de um dos pais, apresentar o formulário do ausente com firma reconhecida em cartório, ou uma procuração pública e específica dando poder ao outro genitor e autorizando a emissão do passaporte. Em caso de óbito de algum dos pais, apresente a Certidão de Óbito original;

- No momento da retirada do passaporte, é obrigatória a presença do menor e de um de seus responsáveis legais.

Lembre-se que o passaporte só pode ser solicitado e retirado na presença da pessoa interessada, e caso não seja retirado em um prazo máximo de 90 dias, ele é cancelado.
Pronto!

Agora que você já sabe como solicitar o seu passaporte, pode ficar tranqüilo para escolher seus destinos e montar os seus roteiros em qualquer canto do mundo!


Saiba como mudar o menu padronizado do avião!

Se você tem alguma restrição alimentar, seja por saúde, alergia, filosofia de vida ou religião, não se preocupe em passar fome nos aviões. Saiba que é possível mudar o padronizado e tradicional menu do avião servido pela aeromoça. É só reservar uma refeição especial, veja algumas opções.



Diabéticos

Sem açúcar, álcool ou produtos panificados. Com pouca gordura.


Poucas calorias

Rica em proteínas, pobre em gorduras.


Poucas proteínas

Sem sal, pobre em proteínas.


Sem lactose

Sem derivados de leite.


Sem glúten

Sem trigo, centeio, cevada ou aveia.


Baixo colesterol

Sem gordura de origem animal e gemas de ovos.


Pouco sódio

Sem sal, sem álcool, baixo teor de gordura.


Vegan/Vegetariana

Sem peixe, carne, álcool, laticínios e ovos.


Vegetariana com leite e ovos
Sem carne, mas pode ter ovos e/ou laticínios.

Vegetariana asiática
Sem carne, feita de maneira específica.

Kosher
Segue preceitos judaicos. Não inclui carne de porco, por exemplo.

Halal
Segue os preceitos islâmicos. Não inclui carne de porco, por exemplo.

Hindu
Sem carne de vaca/vitela ou vegetariana.

Mas lembre-se que é necessário ficar atento, pois as regras para pedir a refeição especial diferem em cada companhia aérea, e os pratos estão disponíveis em quantidades restritas e voos limitados. No momento da reserva, cheque os regulamentos específicos.
Geralmente, os menus especiais são oferecidos sem custo adicional e estão disponíveis em todas as classes!

Quer ver outras dicas de viagens?
Então entre no Milevo (http://www.milevo.com.br/), compare preços de hotéis e passagens aéreas, veja fotos da cidade, leia dicas dos viajantes e prepare as malas!

Saiba como fazer uma boa mala para viajar!

Quem nunca levou uma mala enorme para viajar e acabou nem usando metade dela?

Pensando nisso o Milevo preparou uma lista com dicas para facilitar sua viagem:


1.    Separe objetos de uso obrigatório como: óculos, lente de contato, remédios, escova e pasta de dentes. Coloque-os em uma mala de mão, juntamente com passagens, uma muda de roupas para imprevistos, câmera fotográfica e objetos de valor. Mas lembrando que não é permitido levar líquidos na bagagem de mãos em voos internacionais.

2.    Embale produtos líquidos em sacos plásticos. Ganhe espaço usando embalagens reduzidas para shampoos, condicionadores e perfumes. Esse cuidado evita que roupas sejam manchadas em caso de vazamentos.

3.    Opte por roupas versáteis, que possam ser usadas de dia ou de noite e que combinem entre si.

4.    Dê preferência para malas de rodinhas, pois no final da viagem, quando a mala certamente estará mais pesada, as rodinhas farão toda diferença.


5.    Roupas sujas devem ser colocadas em saquinhos para não se misturarem às sem uso.

6.    Leve uma caixinha de costura bem pequena, para pregar um botão que soltou ou disfarçar aquele furinho que você não havia notado antes.

7.    Personalize a mala, colocando uma etiqueta de identificação ou uma fita colorida, para que ela seja reconhecida facilmente no local de desembarque.

8.    Existem muitos tipos de tomadas e você vai precisar carregar a bateria da sua câmera ou do computador. Então se você ainda não tem um adaptador universal, compre! É um bom investimento.

Quer ver outras dicas de viagens?

Então entre no Milevo (http://www.milevo.com.br/), compare preços de hotéis e passagens aéreas, veja fotos da cidade, leia dicas dos viajantes e prepare as malas!
 O que fazer se minha mala for extraviada?

Viagem não combina com estresse. Certo?  Depende! Se sua mala for parar em um destino diferente do seu, o estresse pode fazer parte da sua viagem! 

O Milevo vai te ajudar, a saber, o que fazer em um momento desses!


Primeiramente, deve-se procurar o balcão da companhia aérea e registrar a reclamação. A companhia tem a obrigação de reembolsar o passageiro nos casos em que as malas não aparecem. É preciso preencher um documento chamado RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem), que será enviado ao presidente da empresa.

 Nos demais casos, basta ter paciência, porque a mala pode ter sido colocada em um voo errado que chegará mais tarde ao destino correto.

A companhia aérea deve oferecer dinheiro suficiente para que o passageiro use em alimentação, roupas e produtos de higiene pessoal, correspondente ao tempo que a bagagem vai demorar a chegar.
É muito importante saber que todo passageiro, antes de embarcar, tem o direito de declarar tudo que tem dentro da sua bagagem e pagar uma taxa extra (seguro) determinada pela empresa aérea. Nestes casos, a empresa tem o direito de checar se o valor declarado corresponde à realidade e pode verificar toda a mala.

Em caso de extravio, a pessoa tem direito a receber o valor declarado. Lembrando que objetos como joias e dinheiro devem ser carregados sempre na bagagem de mão, pois eles não entram nessa declaração.

Em voos internacionais, a responsabilidade das companhias aéreas limita-se ao pagamento de U$ 20 por quilo de bagagem extraviada.

Se o passageiro tiver declarado o que tem dentro da sua mala e somente com essa declaração em mãos, mais o pagamento do seguro (taxa extra), será paga a indenização integral.

Caso não tenha declarado seus pertences, a pessoa receberá apenas a indenização limitada.

Quer ver outras dicas de viagens?

Então entre no Milevo (http://www.milevo.com.br/), compare preços de hotéis e passagens aéreas, veja fotos da cidade, leia dicas dos viajantes e prepare as malas!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...