quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Por que o Mar Morto tem esse nome?

Porque o excesso de sal nas suas águas torna a vida praticamente impossível por ali. Com exceção da bactéria Haloarcula marismortui, que consegue filtrar os sais e sobreviver nesse cemitério marítimo, todos os organismos que chegam ao mar Morto morrem rapidamente.

Outra característica curiosa é que ninguém consegue afundar nas suas águas, graças novamente a grande quantidade de sal, que o torna muito mais denso do que o corpo humano. Os oceanos têm uma média de 35 gramas de sal por litro de água, enquanto o mar Morto tem quase 300 gramas!

                                                                                                           Foto da viajante do Milevo Marilianl1



O Mar Morto está localizado na divisa entre Israel e Jordânia. Essa região é quente e seca, o que acelera a evaporação e impede a reposição da água pela chuva. Além disso, o mar Morto é o local mais baixo do planeta! Alguns pontos ficam a mais de 400 metros abaixo do nível dos oceanos. Isso significa que grande parte das partículas que se soltam dos terrenos a sua volta escoam em sua direção. Para piorar, o rio Jordão, que ajuda a alimentá-lo, foi desviado em várias partes para irrigar plantações. Ou seja, o mar Morto está literalmente morrendo! A notícia boa é que ele não corre risco de secar completamente, mas, por via das dúvidas, já está em fase de planejamento o "Canal da Paz", um aqueduto de mais de 80 quilômetros que puxaria água do mar Vermelho para salvá-lo.

Aproveite as ofertas de passagens aereas do Submarino Viagens e compre sua viagem para conhecer o Mar Morto e vários outros destinos no mundo inteiro!

Quer ver outras dicas de viagens?
Então entre no Milevo (http://www.milevo.com.br/), compare preços de hotéis e passagens aéreas, veja fotos da cidade, leia dicas dos viajantes e prepare as malas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...