sexta-feira, 18 de maio de 2012

Diário de Bordo!

O Diário de Bordo é um espaço onde as suas experiências de viagem podem ser ainda mais divididas com outros viajantes, você pode contar uma história engraçada, dar dicas ou até contar uma curiosidade do local que esteve com mais detalhes!

Quem conta para nós a sua experiência de viagem desta vez, é a viajante Sara Parente, que ganhou a promoção de Punta del Este e curtiu alguns dias na cidade uruguaia.

Quem quiser escrever para a gente será super bem-vindo! É só enviar um e-mail para faleconosco@milevo.com.br.

Punta del Este – A Terra da Fantasia

Punta del Este, no litoral Uruguaio, é um dos mais luxuosos balneários do mundo, é um destino perfeito para um final de semana. As atrações são relativamente perto umas das outras, e se pode fazer muita coisa a pé.

Reduto de milionários de todo o mundo, na alta temporada desfilam por lá os maiores iates do mundo e também os carros mais cobiçados. O que é possível graças à segurança oferecida pela cidade. Andando por lá, notamos que as casas têm muitos vidros, e nenhuma grade, muro, arames farpados, câmeras de vigilância, ou outras coisas que estamos acostumados a ver no Brasil. Não existem assaltos, roubos, os jovens andam sozinhos pelas ruas de madrugada, e as meninas têm o hábito de pedir carona, a qualquer hora.Fora da nossa realidade, não é mesmo?

Foto da viajante do Milevo Sara Parente
Para poder curtir um final de semana em Punta, saímos do aeroporto de Porto Alegre, uma hora e quinze depois, estávamos no aeroporto de Montevidéu, que tem uma arquitetura moderna, que chama atenção.

Para entrar no Uruguai, não é necessário visto, passaporte ou vacinas especiais. Somente carteira de identidade com menos de 10 anos.

Do aeroporto de Montevidéu até Punta del Este são cerca de 120 km. Existe um aeroporto mais próximo, mas só funciona em alta temporada.

Nos hospedamos no Hotel Castilla, muito bem localizado, bem próximo da avenida principal e do porto. Um hotel 3 estrelas, bem conservado, limpo, confortável, com um bom café da manhã.

Ao chegar, perto das cinco horas da tarde, fomos correndo à praia, para ver o pôr do sol, que é realmente muito bonito por lá, de moldura para essa bela cena, ficam os veleiros e iates da marina, com a Isla Goriti ao fundo.

À noite caminhamos até o Punta Shopping, caminhamos cerca de meia hora. Trocamos dinheiro no shopping, mas recomendo trocar dinheiro na rua mesmo, nas casas de câmbio da Av.Gorlero, dá uma boa diferença. No shopping, pagamos caro numa pizza pequena e pobrinha (só massa, molho de tomate e mussarela), R$ 35,00 + R$ 8 cada garrafinha de refrigerante.

Para depois descobrirmos que no supermercado do térreo havia pedaços de pizza sendo feitos na hora, muito mais saborosos e bem mais baratos. Aliás essa é um dica importante, para quem não está podendo gastar muito, para sobreviver em Punta del Este. Compre sanduíches generosos nos supermercados e mercearias, que valem por uma refeição e custam cerca de R$ 5.

Foto da viajante do Milevo Sara Parente

Nos supermercados você também encontra caixas de alfajor e potes do famoso doce de leite La Pataia, bem mais baratos do que na Av.Gorlero, onde está o forte do comércio para os turistas.

Acordamos cedo no sábado para aproveitar bem o dia, e fomos surpreendidos pelo frio. Se vai à Punta a partir de março, não deixe de levar calçados fechados e casacos, principalmente do tipo corta vento. Pegamos um vento sul, trazendo uma frente fria, e quase passamos apuros.

Fomos andando pela beira mar, aproveitando para observar os diferentes estilos arquitetônicos da cidade, com ares europeus. A cidade é muito limpa, bem conservada, mas nas praias e na água do mar, encontramos bastante lixo, o que deu um certo contraste desagradável.

Fomos caminhando pela marina, até o calçadão do porto, eram cerca de 9:30 da manhã, quando um pescador começou a dispor os peixes sobre a mesa e a amolar as facas, só esse ruído foi o suficiente para atrair os lobos marinhos e as focas, que vieram atrás das sobras dos peixes. Junto, estava o cachorro do pescador que tentava também comer um pedaço de peixe e brigava com os lobos marinhos, chegou até a cair na água em um determinado momento. Para mim, um dos melhores atrativos de Punta, e o melhor de tudo, gratuito!

A tarde fizemos um city tour com guia local, que nos explicou os detalhes históricos da cidade, nos mostrou as lojas das grandes grifes, e as mansões dos milionários que passam a temporada ali. Vale a pena conhecer, é deslumbrante, e aprendemos várias coisas diferentes.

Ao final do city tour, fomos até a Casa Pueblo, em Punta Ballena, pagamos o equivalente a R$ 15 por pessoa para entrar. Mas o tempo estava bastante nublado e não vimos o famoso pôr do sol de Punta del Este, considerado os dos mais famosos do mundo. A própria Casa Pueblo, criação do artista Carlos Vilaró, é também um marco da arquitetura contemporânea mundial, vale o passeio, mas é preciso ir com tempo, com calma, para fotografar tudo, aproveitar o café e curtir o por do sol.

Foto da viajante do Milevo Sara Parente
De volta ao hotel, fomos jantar, escolhemos o restaurante Los Caracoles. Por um pedaço do famoso churrasco uruguaio, acompanhando de batatas fritas e dois refrigerantes, pagamos o equivalente a R$ 90,00. A carne é realmente extremamente macia, temperada somente com sal.

Agora preste atenção, os garçons sempre perguntam se você quer ou não pagar a taxa de serviço de 10%, eu me recusei a pagar, e ao final da viagem, quando cheguei em casa, notei que me cobraram R$ 9,00 pelos talheres! Nunca vi restaurante cobrar pelos talheres, será que foi porque me recusei a pagar a taxa de serviço? Trocaram uma coisa pela outra.

Não deixe de tomar o sorvete de doce de leite, é realmente muito saboroso, tem várias sorveterias espalhadas pela rua, e se você quiser no cucurucho (casquinha) é cerca de R$ 7,00, ou no vaso (copinho), R$ 6,00.

No final da noite, fomos passear no Conrad Cassino, é hipnotizante ver todas aquelas luzinhas coloridas das máquinas caça níquel, as mesas de poker, é bastante interessante, nem que seja só para olhar.

Uma das maiores preocupações minhas, antes de ir até lá, foi a roupa com que deveria ir vestida, e quando cheguei lá, vi que todas as pessoas estavam bem simples, que uma calça jeans, salto alto e blusinha estaria mais do que bom, a não ser em noites de gala.

Foto da viajante do Milevo Sara Parente

No domingo, também acordamos cedo para aproveitar o restinho da viagem, caminhamos por toda Av.Gorlero, a principal da cidade, compramos potinhos do imperdível doce de leire uruguaio (custa cerca de R$ 4,50 um bem pequenino e R$ 15 um grande de 800 g), e outras lembrancinhas para trazer.

Para finalizar, fomos até a famosa escultura Los Dedos, onde só é possível tirar uma foto sem ninguém, assim, se você for bem cedinho, outras horas do dia fica lotado.

De volta ao aeroporto de Montevidéu, fomos relembrando os momentos inesquecíveis e as paisagens deslumbrantes que fazem parte do maior tesouro do ser humano: suas lembranças.

Gostou das dicas? Aproveite as ofertas de passagens aereas do Submarino Viagens e conheça o Uruguai!

Quer ver outras dicas de viagens?

Então entre no Milevo (http://www.milevo.com.br/), compare preços de hotéis e passagens aéreas, veja fotos da cidade, leia dicas dos viajantes e prepare as malas!