quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ilhéus – O paraíso da Bahia

O mar azul esverdeado de um lado e a Mata Atlântica de outro conferiu a Ilhéus o título de cartão-postal da Costa do Cacau. A terra do chocolate guarda em cada prédio, monumento ou esquina um pouco da história de uma terra que viveu seu auge e decadência na primeira metade do século passado com a cultura do cacau. Uma história que foi eternizada pela obra de Jorge Amado.

                                                                                Foto da viajante do Milevo Manu

O fato interessante é que poucas personalidades representam tanto para a sua terra natal quanto Jorge Amado significa para Ilhéus. O escritor dá nome a várias coisas na cidade, como o aeroporto e até um quarteirão inteiro do centro de Ilhéus. É lá que ficam as maiores atrações culturais, como a própria Casa de Cultura Jorge Amado, antigo palacete doado em vida para o município, a Casa dos Artistas e o Cine Teatro.

                                                                              Foto da viajante do Milevo Valwath
Quem ama chocolate não deve deixar de fazer um tour nas fazendas de cacau da região! É possível fazer visitas guiadas que apresentam todo o ciclo do fruto, desde sua plantação até os processos realizados após a colheita, fundamentais para a produção dos chocolates. Os tours costumam incluir degustações. A variedade de chocolates faz qualquer um esquecer-se da dieta! As fazendas mais procuradas são Yrerê e Primavera. Esta última foi cenário da novela Renascer e oferece ainda trilhas para caminhadas ecológicas, passeios de charrete ou a cavalo e visita a um pequeno museu que reúne objetos utilizados pelos artistas da novela e relíquias centenárias.
                                                                             Foto da viajante do Milevo Valwath

Outra maneira divertida de conhecer a história das fazendas de cacau é o Bataclan, antigo cabaré de luxo de propriedade de Maria Machadão, restaurado e transformado em espaço cultural por um consórcio formado por 20 arquitetos. O espaço abriga bar, restaurante, oficina de artes para as crianças e é palco de apresentações semanais de peças teatrais de época.
Quer pegar um bronze? Praia é o que não falta em Ilhéus! São 84 km de praias para todos os gostos e estilos! Emolduradas por águas ora verdes ora azuis, areias douradas e coqueirais, as praias de Ilhéus contam com boa estrutura de barracas e quiosques. O litoral Sul, mais badalado, oferece ainda boas ondas, reunindo surfistas em Back Door e Batuba. Ao Norte, a Mata Atlântica acompanha quase toda orla, bastante tranqüila. Entre as praias urbanas, a do Centro destaca-se pelo movimento na ciclovia e nas quadras poliesportivas

                                                                                    Foto da viajante do Milevo Claudia39        

Se você gosta de contemplar a natureza deve fazer um passeio de barco pelos rios da região. O Rio Almada leva os visitantes para um cenário incrível, o da Lagoa Encantada. São 14 quilômetros quadrados de muita beleza natural e uma grande diversidade animal. Próximo à lagoa ficam as caldeiras do Almada, um conjunto de quedas, que criam profundos buracos nas rochas e são perfeitos para banhos. Os adeptos do rapel encontram no cânion da cachoeira do Apepique, também nos arredores, as condições perfeitas para a prática do esporte de aventura.

Agora se você foi para cidade para fazer compras, sua parada obrigatória é no Mercado de Artesanatos de Ilhéus. O espaço oferece 72 lojas que disponibilizam o belíssimo artesanato local. Não deixe de procurar pelo licor de cacau ou genipapo, as grandes estrelas do Mercado. Para agradar sua família e amigos com presentes dessa cidade inesquecível, você encontra camisetas pintadas à mão, esculturas de barro e argila, tapeçaria e peças de crochê.



                                                                        Foto da viajante do Milevo Thalis             
Se depois de tudo isso bateu a fome, fique tranquilo porque Ilhéus abriga restaurantes dos mais variados sabores. Os melhores e mais tradicionais restaurantes concentram-se no Centro da cidade. É lá que fica o tradicionalíssimo Bar e Restaurante Vesúvio, onde, além de apreciar comida árabe de qualidade e o melhor quibe do Nordeste, é possível sentar-se à mesa com Jorge Amado, ou melhor, com uma estátua do escritor e apreciar um pouco da história dos personagens de "Gabriela, Cravo e Canela". No bairro do Pontal, concentram-se os restaurantes italianos, as melhores pizzarias e as casas de especialidades orientais. No distrito de Olivença estão os mais recomendados estabelecimentos especializados em comida típica baiana, como moquecas e frutos do mar.
Poucos lugares oferecem tanta beleza, visitar Ilhéus é realmente imperdível!
Ficou com vontade de conhecer Ilhéus?
Então entre no Milevo (http://www.milevo.com.br/), compare preços de hotéis e passagens aéreas, veja fotos da cidade, leia dicas dos viajantes e prepare as malas!

Conheça você também Ilhéus. Compre sua passagem aerea no Submarino Viagens e visite essa histórica cidade baiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...