quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O Diário de Bordo é um espaço onde as suas experiências de viagem podem ser ainda mais divididas com outros viajantes, você pode contar uma história engraçada, dar dicas ou até contar uma curiosidade do local que esteve com mais detalhes!

Quem quiser escrever para a gente será super bem-vindo! É só enviar um e-mail para faleconosco@milevo.com.br.

A história desta semana é da viajante Paula Pamplona!

Com uma amiga em Punta Cana!

Gosto de fazer uma viagem bacana todos os anos, e esse ano, aproveitando as ofertas dos sites de compra coletiva, acabei indo pra Punta Cana com uma amiga. Compramos um pacote de 7 dias de hospedagem em regime all inclusive no resort Barceló Dominican Beach, passagens aéreas Campinas/Punta Cana ida e volta, seguro viagem super completo e pagamos 2000 reais! Barato, né?

(Na praia de Bayahibe – República Dominicana)

Antes de irmos, fizemos uma série de pesquisas em diversos sites sobre o país, os passeios mais legais, e algumas dicas de viagem. Montamos a nossa coletânea de dicas e embarcamos. Hoje, depois de 1 semana nesse paraíso, sinto necessidade de alertar vocês sobre algumas coisinhas que outros sites não contam. Como conversei com pessoas de vários países (principalmente europeus, lá tem muito europeu!) e de hotéis diferentes, acredito que as dicas são gerais.

Primeira e mais importante de todas: Nunca, jamais, em hipótese alguma, deixe alguma coisa que você dê valor do lado de fora da sua mala devidamente muito bem trancada. Caso contrário, você corre sérios riscos de ficar sem ela. Falo de peças de roupas, perfumes, dinheiro, documentos (inclusive o passaporte), eletrônicos. Fiquei sem uma sandália e sem minha máquina fotográfica. E não adianta falar com ninguém, pois os hotéis avisam desde o início que não se responsabilizam. Pelo menos metade das pessoas com as quais conversamos passaram por isso. Vi gente que perdeu desde chapéus até a mala inteira no aeroporto. Fiquem espertos!

Outra coisa que observei com uma freqüência irritante, é que os dominicanos vão tentar te extorquir dinheiro de todas as formas possíveis. E impossíveis também. Cobram “regalitos” (presentinhos) e “propina” (gorjeta, em espanhol) até do que é obrigação deles. Na nossa saída do país, um funcionário do aeroporto inventou um “imposto” de 20 dólares por pessoa para embarcarmos. Esse imposto não existe! Só existe o de 10 dólares pra entrada. Isso deu até polícia e um atraso de meia hora no nosso vôo!

Compras! Se seu maior objetivo for fazer compras, não vá para Punta Cana. Lá tem um shopping pequeno, porém super bacana, com lojas de marca, um Hard Rock Café (ia ter um tributo ao Pink Floyd quando estávamos lá) e umas lojinhas muito boas pra comprar lembrancinhas (bem melhores e mais confiáveis que as barraquinhas da praia, diga-se de passagem), mas os preços não são lá grandes coisas. Os artesanatos são lindíssimos, procure comprá-los nas lojas locais, são mais baratos. O freeshop não tem eletrônicos, só uma barraquinha da Apple que só vende ipad, mas os perfumes são baratíssimos, bem mais baratos que no shopping. Quanto às barraquinhas da praia e às lojinhas locais: chore, chore, mas chore muito! Rola um preço mais barato pros latino-americanos. Comprei um quadro de 58 dólares por 28 só porque falei que era brasileira.

Ah, e os vendedores da orla da praia... eles não vão te deixar em paz! Nunca! Não adianta ser grosseiro, não adianta fingir que não viu, não adianta fingir que é surdo. Faça o seguinte: despeça deles e entre para a região das cadeiras do hotel. Eles não podem ficar por ali. Tem vários guardinhas na praia que estão ali pra supervisionar isso.

Agora uma dica importantíssima: Se você estiver procurando por luxo, não compre um pacote barato! Vi um monte de gente reclamando das condições do hotel, mas pagaram 2000 reais pela viagem completa, com passagem aérea inclusa. Se fizer questão de luxo, fique no Resort da Hard Rock ou no Tortuga Bay! O Barceló Dominican Beach, na praia do Bávaro, é um dos mais baratos e, portanto, mais simples. Sinceramente, não vi nada demais! A cama era ótima, o quarto super silencioso, o ar condicionado funcionava bem (apesar de rolar uma infiltração e inundar o banheiro de vez em quando, rs) e o chuveiro era ótimo! Perfeito! A gente não precisava de mais nada. Então pense bastante nisso antes de fechar um pacote.

(No restaurante espanhol do resort – todos os restaurantes são maravilhosas)

Quanto aos passeios, vou falar sobre os que eu fiz e sobre o que eu ouvi falar dos que não fiz. Os nossos passeios foram pela SoulTour, uma agência receptiva conveniada à ClubVip e à CVC. É uma das mais baratas e os passeios são bem bacanas e de boa qualidade. Seguem os que eu fiz:

- Isla Saona: Imperdível! É linda demais! Inacreditável como o mar do Caribe pode ser tão azul. Vale muito a pena. Procure um passeio em que esteja inclusa uma passagem pelos Altos de Chavón, uma réplica de um vilarejo medieval. Além disso, tenha certeza de que o barco vai parar na piscina natural (se for tirar fotos com as estrelas do mar, não as tire da água, elas morrem!!!). O passeio durou o dia inteiro. Pagamos 110 dólares com refeições e bebidas inclusas.

(Ilha Saona – minha vista durante a tarde)

- Isla Catalina: Praia tranqüila e região boa para snorkeling e mergulho de cilindro. Eu sou mergulhadora credenciada open water, então aproveitei bastante as barreiras de coral e vários peixes lindíssimos, dentre eles um monte Lion Fishs. O pessoal que fez snorkel achou meio sem graça. 200 dólares o passeio completo, com dois mergulhos, todos os equipamentos e refeições inclusas. 70 dólares se for fazer apenas o snorkel. Fizemos pela Global Divers, muito boa e de confiança, com seguro Dan e tudo o mais!

(Ilha Catalina – minha vista durante a tarde do outro dia)

- Cap Cana: Seu guia vai tentar te vender um passeio de 170 dólares para Cap Cana. Um passeio pelo mar, de barco, com direito a lagosta e vinho branco. Se você não fizer a menor questão de lagosta, não faça esse passeio. Faça um passeio de buggie (Scape 2 Cap Cana)!! Custa só 70 dólares e vale muito mais a pena. É um passeio de apenas meio-dia. Ficamos um tempinho na praia de Juanillo (uma das mais lindas do mundo) e passamos por uma gruta chamada Hoyo Azul que, sinceramente, foi um dos lugares mais lindos que já vi na minha vida. E quem vai para o primeiro passeio não tem oportunidade de conhecer esse lugar... mas come lagosta.

(Cap Cana no buggie – Praia de Juanillo, uma das mais lindas do mundo)

(E aí? Hoyo Azul ou lagosta?)

Os passeios mais famosos que eu não fiz:

- Aquário dos golfinhos: acho inconcebível prenderem os golfinhos num aquário em alto mar com o único objetivo de tirar foto dando beijinho em turistas. Por isso, nem fui! Nem recomendo.

- Imagine: a discoteca que fica dentro de uma caverna. Parece ser muito boa mesmo. Custa 35 dólares a entrada com duas bebidas inclusas e dizem que o melhor dia é terça-feira. Na terça rola músicas locais (salsa, merengue e reggaeton) e shots de tequila. Também tem um passaporte para todos os dias, no valor de 55 dólares, mas é mais pra quem curte balada. Cada dia é um tema diferente.

- Samaná: do meio de Janeiro a março dá pra ver baleias lá. Como fui em novembro, nem arrisquei!

- Santo Domingo: a capital da República Dominicana. Fica a cerca de três horas do hotel em que ficamos. Não fomos pela distância, mas acho que me arrependi um pouco!

Outras dicas importantes:

- Melhor época do ano pra ir: Fevereiro a abril – época mais quente, sem chuva, e o mais importante, sem furacões! Nem pense em ir entre julho e outubro, é arriscado. De dezembro a janeiro tem muita pancada de chuva (demos sorte, pegamos pouca chuva, mas quem foi na semana anterior, não pegou sol dia nenhum).

- Fomos em novembro, pegamos temperaturas médias de 28 graus no inverno republicano (pois é... inverno!). No verão, as temperaturas são muito superiores. Não esqueça jamais de se lambuzar de filtro solar, principalmente se você for branco-escritório como eu. O sol é absurdamente cruel por lá!

- Larimar: é uma pedra preciosa típica da República Dominicana. É linda, azul da mesma cor do mar do Caribe! Mas compre em lugares de confiança, mesmo que seja um pouquinho mais caro. As pedras que vendem nas barraquinhas são misturadas com outras, não são puras.

- Mamajuana: bebida típica da República Dominicana. Uma mistura de rum com raízes. Dizem que é afrodisíaco... Caso se interessem!

- Não volte para o Brasil sem dançar “kuduro” (é, é o nome da dança... em espanhol, não tem maldade nenhuma) e sem dançar Juan Luis Guerra!

- Moeda: Eles não aceitam Real! Porém o dólar é moeda corrente. Hoje o câmbio tá em torno de 0.38 dólares para o peso dominicano. Fiquem atentos ao câmbio em suas compras. Lá eles são ótimos pra fazer contas superfaturadas.

- O resort: aproveitem ao máximo tudo o que o resort oferecer a vocês. Os restaurantes noturnos são ótimos, os snacks são ótimos, as bebidas são ótimas! Mas não se esqueçam da praia, ok?

(Bavaro – a praia do nosso resort)

E no mais, aproveitem bastante! O lugar é lindo, super agradável e, apesar dos pesares, paradisíaco! Recomendo a qualquer um, mas acho que essas dicas são importantes. E espero muito que sejam úteis para vocês que estão pretendendo ir pra lá!

Beijos!
Paula.

Aproveite e veja tudo sobre Punta Cana e compre sua passagem aérea na Submarino Viagens para conhecer estas praias paradisíacas!