O Carnaval é a maior festa popular do Brasil! Nos quatro cantos do país a festa é marcada pela diversidade e alegria dos foliões!
Conheça abaixo as 10 festas mais animadas do Brasil!
1. Salvador (BA)
Impossível falar de Carnaval de rua no Brasil e não citar Salvador, onde trios elétricos com os maiores artistas da música baiana vão e vêm em um rodízio agitado pelos três principais circuitos da cidade. Os circuitos são: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Barra Avenida-Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico). Seja com abadá, como “pipoca” (o folião pipoca curte a festa sem pagar pelo abadá) ou nos camarotes, é tudo imperdível! Apesar do sucesso evidente das musas Ivete Sangalo e Claudia Leitte, os mais procurados (e caros) são Chiclete com Banana e Asa de Águia.
2. Recife (PE)
Em Recife quantidade é qualidade pelo menos no que diz respeito ao Galo da Madrugada, o maior e mais famoso bloco carnavalesco do mundo (fato registrado no Guinness Book). Todos os anos são mais de 1,5 milhão de foliões pulando ao som de muito frevo atrás do galináceo imponente, no alto de seus 27 metros e pesando mais de 2 toneladas. E quem prefere trio elétrico, pode se esbaldar com mais de 20 a sua escolha, além de palanques com cantores e grupos musicais.
3. Rio de Janeiro (RJ)
Foto da viajante do Milevo Katianny
Nem só de Sapucaí é feito o Carnaval do Rio de Janeiro. Toda a cidade entra no clima da festa nessa época, e as ruas são tomadas por blocos e bandas, que desfilam sua animação pela zona sul e pelo centro e atraem centenas de milhares de pessoas. E quem entende de muvuca é o Cordão da Bola Preta, o bloco carioca mais tradicional que tem entre sua grande leva de foliões muitas celebridades vestidos de roupa branca com bolas pretas.
4. Ouro Preto (MG)
Foto da viajante do Milevo Jujubexxx
O público universitário tem lugar cativo na festa de rua de Ouro Preto! Os blocos das repúblicas de estudantes dançam no embalo do axé por essa cidade histórica. E os mineiros também herdaram do Carnaval baiano o uso de abadás para a folia, que se esgotam muito rápido. Bandas locais também têm vez, em alguns pontos mais descentralizados, onde o agito é bem menor, e o preço, mais barato.
5. Olinda (PE)
Foto da viajante do Milevo Larissa
Quem também eliminou o axé e o samba do seu Carnaval foi Olinda. Em Pernambuco, o povo só dança ao som do frevo e do maracatu. Entre as dezenas de blocos que desfilam pelas ladeiras da cidade, os principais atrativos são os famosos bonecos gigantes vestidos com as mais diferentes e criativas fantasias. No bloco “Enquanto Isso na Sala de Justiça”, por exemplo, são heróis como o Homem Aranha que estão à frente da festa.
6. São Luís do Paraitinga (SP)
Foto da viajante do Milevo Carminha5
Se você gosta das tradicionais marchinhas, São Luís do Paraitinga é o seu lugar! Saiba que lá os foliões são totalmente radicais, pois é proibido tocar axé, funk e pagode, o som é proibido mesmo que venha da garagem de uma casa alugada. Este é inclusive o primeiro e o segundo item dos 10 Mandamentos do Folião da cidade.
7. Diamantina (MG)
Foto da viajante do Milevo frankdiccini
Para pular o Carnaval em Diamantina é preciso preparo físico! São 24 horas de folia durante os cinco dias de festa entre as ruas estreitas e os casarões antigos da cidade. De dia, a animação fica por conta dos blocos caricatos, e à noite quem comanda são as duas famosas batucadas: a Bartucada e a Bat Caverna, na Praça do Mercado Velho, que chega a reunir mais de 15.000 pessoas por dia.
8. Manaus (AM)
Foto da viajante do Milevo Ana5
Na terra do Boi-Bumbá, o Carnaval não poderia ser uma festa longe de suas raízes culturais. Por isso, Manaus decidiu misturar a batida carnavalesca com as toadas de Parintins para criar o Carnaboi. Na região norte do país, não tem para mais ninguém. E até os arqui-inimigos Garantido e Caprichoso deixam a rivalidade de lado para aproveitar juntos. A folia é no sambódromo, mas ao som de trios elétricos que são seguidos por uma multidão, o evento já chegou a reunir mais de 200.000 pessoas.
9. Florianópolis (SC)
Foto da viajante do Milevo Gaamaral
O Carnaval de Floripa é tipo “coração de mãe”. Sem preconceitos nem restrições, recebe de braços abertos quem chega para festejar do jeito que bem entender. Tem desfile de escola de samba, festas pelos clubes da cidade, além de blocos carnavalescos passando de um bairro a outro e levando consigo muitos foliões e simpatizantes. O desfile mais aguardado é o do famoso bloco dos “Sujos”, onde os homens ficam livres para soltar o seu lado mais feminino.
10. Fortaleza (CE)
Foto da viajante do Milevo Elaina
Como acontece em quase toda a região nordeste do país, o Carnaval em Fortaleza não fica restrito a cinco dias. A festa começa semanas antes, ainda em janeiro muitas vezes, ao som dos mais variados ritmos de bandas locais a músicos populares. Assim como não se ouve uma coisa só, a folia também não fica concentrada em um único lugar. A cidade tem seis pólos carnavalescos pulsantes, entre eles a Praia de Iracema e a Avenida Domingos Olímpio, por onde desfilam agremiações como o Maracatu.
Escolha seu ponto, leve os amigos e pule o Carnaval em grande estilo!
Aproveite e garanta sua viagem comprando sua passagem aerea no Submarino Viagens!
Aproveite e garanta sua viagem comprando sua passagem aerea no Submarino Viagens!
Quer ver outras dicas de viagens?
Então entre no Milevo (http://www.milevo.com.br/), compare preços de hotéis e passagens aéreas, veja fotos da cidade, leia dicas dos viajantes e prepare as malas!
Esqueceram de Muzambinho - MG....excepcional o carnaval de lá.
ResponderExcluirCidade pequena e que no carnaval praticamente duplica o número de pessoas.
Bom demais...e é pra lá que vou de novo
Procurem no Google sobre o CARNAVAL DE MUZAMBINHO.
Ahhhhhh agora que vi que a minha foto parou aqui no blog do MiLevo!
ResponderExcluiradorei hehehe